domingo, 5 de junho de 2011

ELIOMAR É O RECORDISTA BAIANO DE APNÉIA ESTÁTICA

Karol Meyer e Eliomar exibindo o recorde: 4'47''

Em 19 de fevereiro de 2011, o atleta Lembramar de pesca-sub, Eliomar Alves de Santana, bateu o recorde baiano de apnéia estática com o tempo oficial de 4'47'' (quatro minutos e quarenta e sete segundos), na piscina do Costa Verde Tênis Clube, em Salvador-Ba. Na foto acima, Eliomar aparece ao lado de Karol Meyer, exibindo o tempo oficial do novo recorde conquistado.  

BRANDÃO E O GRAÇAÍ CAPTURADO NA PEDRA "URSO"

Brandão e o graçaí

O gracaí que aparece na foto acima pesou 8kg e foi capturado por Brandão, em 13 de fevereiro de 2011, na pedra "urso", que fica a 17m de profundidade, próximo à Barra do Itariri. No momento do tiro, havia um cardume com mais de 30 peixes da mesma espécie e tamanho.  

sábado, 4 de junho de 2011

BRANDÃO E LUÍS EM PESCARIAS PELO LITORAL NORTE DA BAHIA

Luís e Brandão

O espírito aventureiro é uma das características dos mergulhadores da Lembramar. Na pescaria de 13 de fevereiro de 2011, no litoral norte da Bahia, após boa pescaria, Brandão e Luís tiveram que mostrar toda a experiência e coragem na condução do barco Lembramar I, para chegar à barra de siribinha e passar pelas suas fortes ondas antes de anoitecer, tudo dificultado pelo mar agitado proporcionado pelo nordestão de fim de tarde, típico de verão, que soprava sem dar trégua. Foi uma aventura inesquecível, e, no final, chegaram sãos e salvos no porto de Poças, já pela noite.  

BARRACUDAS NA PEDRA BARRA NOVA, EM POÇAS

Léo agachado, Bruno, Luís e Brandão

No dia 13 de fevereiro de 2011, Brandão, Luís e Bruno realizaram boa pescaria nas pedras "barra nova" e "urso", a bordo do barco "Lembramar I". A maré corria um pouco no dia, mas a água estava com boa visibilidade e quente. Foram capturados vermelhos dentões, barracudas, graçaís e raias. A pescaria terminou tarde e os mergulhadores só chegaram no porto de Poças no início da noite.

PESCARIA NA PEDRA DA CARANHA, PRÓXIMO A MANGUE SECO

Zeca, Fabrício, Brandão, Messias e Eliomar

No dia 05 de fevereiro de 2011, a Lembramar realizou boa pescaria a bordo do barco "Lembramar I", no litoral norte da Bahia, nas pedras da piranema e da caranha, capturando barracudas, aracanguiras e grandes raias, que podem ser vistas na foto acima. A maior das raias pesou 80kg, capturada por Brandão na pedra da caranha, que fica a 20 metros de profundidade, próximo a Mangue Seco. Na aventura, também marcaram presença os atletas Messias e Eliomar. Nesse dia, o mar estava de almirante e a água com boa visibilidade, quente e parada. Duas situações marcaram essa pescaria: a primeira, na pedra da piranema, o barco passou navegando sozinho por Eliomar, após o cabo da poita se partir, em decorrência do atrito com as pedras do fundo. Por sorte, foi avistado por Eliomar e recuperado, a 10km da costa. Foi um grande susto; a segunda, na pedra da caranha, Brandão avistou um belo tubarão lixa, de quase 300kg, que dormia no fundo, entre as pedras e a areia. O grande exemplar foi preservado e continuou dormindo no local onde se encontrava, sem se incomodar com a presença de Brandão.  O barco só chegou já pela noite, no porto de Poças, e foi recebido pelos garotos Zeca e Fabrício, que aparecem na foto acima.

BARRACUDA DE 14KG CAPTURADA NA PEDRA DA PIRANEMA

Brandão e a barracuda de 14 kg capturada na pedra da piranema

Na pescaria de 25 de janeiro de 2011, realizada na pedra da piranema, o mestre Brandão capturou a barracuda de 14kg que aparece na foto acima. Nesse dia, passou uma raia do tamanho do barco, e Brandão, claro, não atirou, apesar dos pedidos de Léo para que atirasse. Contado assim, parece "história de pescador", mas não é! A raia era grande mesmo e passou bem devagar, a 25m de profundidade.

PESCARIAS NA PEDRA DA PIRANEMA

Brandão e Léo ao fundo, a bordo do "lembramar I"

Em 25 de janeiro de 2011, Brandão realizou boa pescaria na pedra da piranema, a bordo do barco "Lembramar I", acompanhado do amigo Léo. Nesse dia, a maré estava quase parada, quente e com boa visibilidade, o que possibilitou a captura de algumas barracudas, pampos e graçaís, que podem ser vistos na foto acima.

BARRA DE SIRIBINHA, CONDE-BA

"Barra de Siribinha"

O Município de Conde é um dos mais aprazíveis da Bahia, privilegiado com praias paradisíacas, como a de "Siribinha", "Poças", "Sítio do Conde" e "Barra do Itariri", e paisagens naturais belíssimas, como essa da "barra de siribinha", que aparece na foto acima, onde se pode ver a foz do rio Itapicuru de um lado e o oceano atlântico do outro. Outros tesouros do lugar são a paz, o sossego e a tranqüilidade que podem ser desfrutados pelos moradores, veranistas e turistas.  

BIJUPIRÁ DE 12KG CAPTURADO NA PEDRA DA PIRANEMA, NO VERÃO 2011

Brandão com o bijupirá de 12kg capturado na piranema

Na pescaria de 17 de janeiro de 2011, o mestre Brandão capturou o bijupirá que aparece na foto acima, que pesou 12kg. Esse peixe apareceu sozinho, na pedra da piranema, já pela tarde, e passou em frente a Brandão, que não lhe deu chance de escapar. O bijupirá é conhecido entre os pescadores baianos como o "tubarão de escamas" da costa brasileira. Outros dois peixes dessa mesma espécie foram capturados por Brandão no verão de 2011, um de 14kg na pedra da guarajuba e o outro de 11kg nessa mesma pedra da piranema, ambas situadas em Costa Azul, Jandaíra-Ba. 

CAVALA DE 20KG CAPTURADA NA PEDRA DA PIRANEMA, EM COSTA AZUL

Brandão e a cavala de 20kg capturada na piranema

Na pescaria de 17 de janeiro de 2011, realizada na pedra da piranema, em Costa Azul, Jandaíra-Ba, o mestre Brandão capturou a cavala que aparece na foto acima, que pesou 20kg. No momento do tiro, passava um cardume com 10 peixes, todos da mesma espécie e tamanho. A cavala capturada liderava o grupo e foi abatida com um tiro no apagador, o que livrou Brandão de maiores dificuldades.