terça-feira, 3 de março de 2015

FUTURO DA LEMBRAMAR

da esquerda para a direita: Zeca, Patrício e Caio

A LEMBRAMAR já conta com algumas promessas subaquáticas para um futuro bem próximo. Zeca, Patrício e Caio, que aparecem na foto acima, já foram para o mar, a bordo do barco "lembramar I", saindo pela agitada barra de siribinha, e já estão navegando. Todos sonham em mergulhar nas preciosas pedras do litoral do Conde e Jandaíra-Ba. Por enquanto, estão treinando nas águas do rio Itapicuru, sempre na maré morta, e já estão pegando bons peixes. Essa turma jovem é futurosa e começa em boa escola de pesca-sub: a LEMBRAMAR.  

BRANDÃO E O DENTÃO: UM PRESENTE DO MESTRE PETECA

Brandão

Como a pescaria de confraternização 2015 não foi muito boa para pescadores-sub, pois a água estava suja e gelada, ao final da aventura o mestre Peteca, com pena de Brandão, que não pescou de linha, presenteou o atleta lembramar de pesca-sub com o dentão de 3,5kg que aparece na foto acima. Com o presente recebido do grande amigo, Brandão pôde chegar da pescaria com alguma coisa, para não ficar mal em casa. Afinal, sair para pescar e voltar sem nada na fieira pode gerar alguma desconfiança!    

MESTRE MESSIAS E A ARACANGUIRA DE 19KG

Mestre Messias

Na foto acima, o mestre Messias, atleta Lembramar de pesca-sub, exibe o seu troféu, uma bela aracanguira de 19kg, capturada, com um tiro certeiro, na maravilhosa praia de ipitanga, Lauro de Freitas-Ba. Ipitanga é a praia e a casa do mestre Messias, que conhece todas as pedras e tocas da localidade, desde a pedra da Isca I até a do mameluco, onde a Lembramar já realizou inesquecíveis pescarias. Ipitanga é uma das praias mais bonitas do litoral baiano e é muito propícia à prática da pesca subaquática. Quem tiver interesse em mergulhar em Ipitanga com um guia que conhece todos os seus bons pontos de mergulho, é só procurar o mestre Messias. A aracanguira acima demonstra tudo.     

domingo, 1 de março de 2015

PESCARIA DE CONFRATERNIZAÇÃO 2015, A BORDO DO "JOÃO DE DEUS"

Souza, Eduardo. Zé Raimundo, Doge, Brandão e Peteca

Nos dias 20 e 21 de fevereiro de 2015, a bordo do barco "João de Deus", Peteca, Brandão, Souza, Zé Raimundo, Doge, Eduardo e Joel estiveram em pescaria de confraternização pelo litoral do Conde e Jandaíra-Ba. A saída para o mar foi ainda na madrugada do dia 20/02, quando, por volta das 04:00hs da manhã, o "João de Deus" deixou o porto de poças rumo a mais uma passagem pela ondulada barra de siribinha. Vencidas as ondas da barra, ai foi só pescaria, que rendeu boa quantidade de peixes, capturados sobretudo na linha e pela noite, nas pedras do badejo, em frente a mangue seco, e da guaraiúba, próximo a costa azul. O mar não tava bom para a pesca-sub, apesar de a maré se encontrar parada. A água suja e gelada em baixo não permitiu bons mergulhos. Mas, as linhas de Peteca, Souza, Zé Raimundo Doge e Joel garantiram mais de 100kg de peixes, dentre os quais destacaram-se dentões, cavalas, arancanguiras, piranemas, guaiúbas, barracudas, arraias, guacicemas e gracaís. A muqueca de Peteca agradou a todos e a confraternização foi um sucesso total, e não faltaram as divertidas e indecorosas piadas e as inacreditáveis histórias de pescadores. Por volta das 17:00hs do dia 21/02, o "João de Deus" retornou ao porto e os pescadores, felizes, voltaram aos sagrados seios de suas famílias.      

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

SÁBADO DO CARNAVAL 2015 NA PEDRA DA CARANHA

Brandão na pedra da caranha

Em pleno sábado (14/02) do carnaval 2015, Brandão realizou boa pescaria na pedra da caranha (-19m), situada no litoral de Jandaíra-Ba, a 10km, ao sul, de mangue seco, terra da famosa personagem "Tiêta do Agreste", da inigualável obra do saudoso escritor Jorge Amado. Nesse dia, a água, embora calma e com boa visibilidade, corria um pouco e estava gelada em baixo. A bordo do barco Lembramar I, na companhia do jovem "Léo", morador de Poças, Conde-Ba, Brandão capturou bons exemplares, como o bijupirá e a aracanguira da foto acima, que renderam boas muquecas ao longo de toda festa momesca. A lamentar, apenas a perda de um enorme dentão de mais ou menos 10kg, que, após arpoado, conseguiu se livrar da lança e da panela, por falta de apoio ao caçador-sub. No instante da briga, Léo se encontrava deitado no banco do barco, distante em torno de 100m, muito mareado (enjoado) e, portanto, sem qualquer condição de dar o apoio necessitado pelo atleta da Lembramar. Uma grande caranha também foi avistada por Brandão, mas não deu qualquer chance para o tiro desejado. As belas imagens dessa pescaria, todavia, estão devidamente registradas na singela memória do apaixonado folião subaquático.          

A "BRAME" DA LEMBRAMAR

Messias e Brandão

A "BRAME" é a abreviação dos nomes Brandão e Messias, dupla de caça-submarina integrante da equipe LEMBRAMAR de pesca-sub da Bahia. Esse apelido da comentada dupla foi colocado pelo inesquecível atleta de pesca-sub da LEMBRAMAR, mestre Eliomar (in memorian), e pelo grande mestre Tonhão, que também integra a equipe. A história é a seguinte: lá pelos idos de 2010, houve um momento da bonita trajetória da LEMBRAMAR em que a dupla Brandão e Messias mergulhava de um lado e a dupla Eliomar e Tonhão mergulhava de outro, sem se encontrarem para mergulhos juntos. Com isso, Eliomar e Tonhão acabaram apelidando a outra dupla da LEMBRAMAR de "Brame", que, entretanto, Brandão e Messias acabaram gostando e adotando para denominar a dupla. Esse fato, entretanto, jamais significou desentendimento ou divisão na LEMBRAMAR. A história da LEMBRAMAR é rica em viagens, navegações, aventuras subaquáticas e muitos "causos".    

MESSIAS E AS PESCADAS BICUDAS (BARRACUDAS)

Mestre Messias e as barracudas

No dia 28 de janeiro de 2015, Messias e Brandão viveram outra boa aventura subaquática, a bordo do barco Lembramar I, agora nas pedras "barra nova" (-22m) e "badejo I" (-25m), situadas no litoral do Conde-Ba,  na companhia da jovem promessa da pesca-sub, Adailton, de Poças/Siribinha. A pescaria rendeu algumas boas peças, como as barracudas que aparecem na foto acima, capturadas pela dupla "BRAME" da LEMBRAMAR. Cada um pegou uma e os dois, como sempre, ficaram muito satisfeitos, de bem com a vida e com a saúde em dia. Essa dupla de escamas respira melhor debaixo d'água.

BRANDÃO NA PEDRA DA "GUARAIÚBA", COSTA AZUL, JANDAÍRA-BA.

Brandão

No dia 01 de fevereiro de 2015, Brandão e Messias fizeram boa pescaria, a bordo do barco LEMBRAMAR I, nas pedras da "piranema" (-25m) e da "guaraiúba" (-20m), situadas no litoral de Costa Azul, Jandaíra-Ba. Nesse dia, o mar estava calmo, de maré parada, com boa visibilidade, mas com a água gelada em baixo. A dupla da LEMBRAMAR capturou algumas boas peças, que aparecem na foto acima.

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

MESTRE MESSIAS, UM ÍCONE DA PESCA SUBAQUÁTICA NA BAHIA!

Mestre Messias

Mestre Messias, é esse o nome de uma das feras da pesca-sub na Bahia. Com experiência de 30 anos de caça-submarina, o mestre Messias continua mergulhando fundo e pescando muito, escrevendo, assim, uma parte importante da rica história da pesca-sub pelo litoral baiano. Dentre outros grandes nomes da pesca subaquática que a Bahia seguramente apresenta para o cenário nacional, o de Messias se destaca não apenas pela reconhecida competência como pescador-sub como, também, pelo seu caráter íntegro, a sua personalidade sincera e o seu jeito amigo, companheiro e solidário de ser. Nesse momento, a LEMBRAMAR, reconhecendo o valor e a importância desse ícone da pesca-sub na Bahia, se serve deste veículo de comunicação para homenagear um de seus mais notáveis atletas: o mestre Messias, que, no último dia 13 de fevereiro, completou mais um ano de vida. Parabéns, mestre Messias! 

         

domingo, 8 de fevereiro de 2015

A LEMBRAMAR VOLTOU EM GRANDE ESTILO!

Brandão e Messias

A LEMBRAMAR voltou em grande estilo, pescando fundo pelo litoral norte da Bahia.  De 26 de janeiro a 01 de fevereiro de 2015, Brandão e Messias - dupla inseparável que, por essa razão, alguns amigos já apelidaram de "BRAME" -, realizaram boas pescarias em pesqueiros de 20m a 25m que se situam na costa do Conde e Jandaíra-Ba. Foram muitos peixes, após longo tempo de abstinência subaquática. As escamas dos homens-peixe já estavam completamente ressecadas. A volta da LEMBRAMAR foi muito comemorada pelos amigos Brandão e Messias, que, durante os mergulhos, tiveram a agradável companhia do amigo Adailton, grande promessa da pesca subaquática do Conde-Ba. Ao longo das aventuras, a equipe teve a alegria de encontrar o consagrado mestre "Pequinho", em franca atividade, pescando muito pelo litoral norte, acompanhado de Amaro, mergulhador de Barra Grande, Itaparica-Ba. A LEMBRAMAR está em festa!